Páginas

Ads 468x60px

forrozeiros da bagaça

forró

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Aviões do Forró é capa da Revista Contigo!


Na foto: Fillipe Godolphim, marido de Solange Almeida, a cantora, Xand Avião e sua mulher, Isabele Timóteo. No colo, as crianças Estrela (filha de Solange) e Enzo (filho de Xand)
Solange Almeida, 36 anos, e Xand Avião, 29, já perderam a conta de quantas vezes tiveram que explicar que não formam um casal. Juntos no palco – e nas estradas – há nove anos, os vocalistas da banda Aviões do Forró se divertem com a confusão até de fãs mais próximos. ”A gente chega a um show e a galera grita: beija, beija. Nós temos uma amizade sincera, é um casamento, sim, mas de dois irmãos. Eu tenho meu marido e ele tem a mulher dele”, diz Solange, que está há um ano com o estudante de educação física, Fillipe Godolphim, 24.
Xand é casado há sete anos com uma ex-dançarina da banda, Isabele Timóteo, 28. E eles garantem: não existe qualquer crise de ciúme e todos convivem em plena harmonia. ”Somos a família Aviões do Forró”, disse o cantor, em seu espaçoso apartamento em Fortaleza, Ceará, onde recebeu a reportagem de CONTIGO! em uma das muitas reuniões do grupo, realizadas quase sempre em torno de uma mesa de almoço caprichada, entre risos e muita alegria.
Na sala de jantar, o cardápio combina com a época junina. Tem baião de dois, escondidinho de macaxeira e paçoca. ”Sou boa de fogão, sei fazer tudo”, garante a baiana Solange, nascida em Alagoinhas, a cerca de 100 quilômetros de Salvador. ”O que eu entendo de cozinha é entrar e comer. O máximo que sei fazer é pipoca no micro-ondas”, brinca Xand, potiguar de Apodi, interior do Rio Grande do Norte.
Mas o talento da dupla se mostrou mesmo em terras cearenses, entre a zabumba, o triângulo e a sanfona. E, pelo som que vem do quarto, a intimidade com a música mostra ser hereditária. Estrela, 4, filha do relacionamento anterior de Solange, adora tocar percussão e bateria, enquanto Enzo, 3, filho de Xand, assume os vocais. ”Pai, bóra cantar no palco”, chama. A família cai na gargalhada.
A duplinha adora participar das apresentações da banda e não se intimida diante da multidão. ”Enzo dá tchau, canta, não tem vergonha. Estrela também tem veia artística e adora a Beyoncé. É a panela e a tampa. Vai nascer uma nova dupla”, afirma a cantora, que também é mãe de Sabrina, 13, e Rafael, 11, do primeiro casamento. Xand também tem mais dois filhos da união anterior: Agda, 11, e Adryan Alexandre, 8.
Rotina agitada
Como Solange e Xand passam a maior parte do tempo na estrada, a hora da família é mesmo sagrada. Só na época de São João, neste  mês de junho, a banda faz cerca de 45 shows, três por dia, e chegam a rodar 8 mil quilômetros por semana. Dormir nem pensar. ”Mal conseguimos ter oito horas livres, cochilamos no ônibus ou no carro”, explica Xand. E tanto agito merece um bom descanso nos dias de folga. ”Quase não saio de casa, gosto de viver para meus filhos. Levo-os à escola, acompanho a alimentação deles, faço supermercado. Sou normal”, conta Solange, que tem ajuda de três ”secretárias do lar”.
Já o parceiro conta mesmo é com a esposa. E não é somente na hora de cuidar dos pequenos. ”Quando viajo ela arruma as malas e coloca etiquetas em cada peça dizendo qual roupa devo  usar em determinada cidade. É a personal tudo”, revela sorrindo.
Família cresce
Juntos há sete anos, o casal pensa em aumentar a prole. ”Estamos tentando e temos até os nomes: Ingrid ou Maria Valentina”, diz ele. Solange não fica atrás. Desde o começo do ano ela também tomou a decisão de  ser mãe novamente. ”Se tiver uma filha será Lua Bela ou Rara. Se for menino chamará Apolo”, conta.
Casamento à vista
Casados no civil, Solange e Fillipe fazem planos para selar, de vez, a união. ”Queremos fazer a cerimônia (religiosa) em setembro. Nunca me casei no papel, é a primeira vez, mas já casei de noiva e farei tudo de novo”, conta a cantora, que chegou a pesar 112 quilos antes de dar uma reviravolta em sua vida. E os elogios vão todos para o maridão. ”Apesar de Fillipe ser quase 13 anos mais novo, ele mudou a minha vida. Ele me deu asas, é companheiro!”, se derrete Solange, que conta ter vivido momentos difíceis no passado. ”Vivia feito freira, era retraída, não podia usar decote, saia. Encontrei no Fillipe tudo o que sempre sonhei. Ele me dá liberdade. Ele me deixa ser o que realmente sou e me valoriza, é fiel e leal.”
Turnê internacional
Com sete CDs lançados, o Aviões do Forró tem estrutura digna de show internacional. Em outubro reuniu mais de 70 mil pessoas em Salvador para a gravação do segundo DVD. ”Todo equipamento que Madonna tem, nós também temos”, conta Xand. E o sucesso, com mais de 3,5 milhões de cópias vendidas, fez com que o  grupo atingisse voos mais altos. Neste ano, a banda invadiu a Europa com apresentações na Suíça, na Holanda e em Portugal. ”Tivemos um retorno incrível. Foram 7 mil pessoas só em Lisboa”, conta Xand.
Mas, se hoje tudo são flores, ele conta que a banda já sofreu certo preconceito. ”Antigamente as pessoas não davam atenção para a gente. Não tínhamos nem camarim, ficávamos no ônibus. Depois que a Ivete Sangalo nos convidou para participar do DVD dela, em 2009, tudo mudou. O Brasil inteiro passou a nos conhecer. O Aviões mudou a cara do forró”, conta Xand.
Em outubro, a banda se aventura novamente pela Europa com shows na Bélgica, na Espanha e na Itália. ”Queremos apresentar nossa cultura por lá”, diz acantora. Além da turnê, o grupo terá o seu cruzeiro, que percorrerá o litoral nordestino no segundo semestre. ”Ainda não pensamos em ter o nosso avião. Mas quem é que não sonha? Vamos lutar por isso”, sorri Solange.
54 quilos a menos
Com 1,70 metro e 58 quilos, ninguém desconfia que Solange chegou aos 112 quilos. ”Era uma mulher triste”, lembra. A cantora tentou inúmeras dietas e remédios, mas nada funcionou. ”Não dormia direito e tinha hipertensão. Na gravidez de Estrela tive trombose”, conta. Em 2008, tomou a decisão que iria mudar sua vida: se submeter a uma cirurgia de redução de estômago. ”Foi a saúde em primeiro lugar”, diz ela, que estava com esteatose (acúmulo de gordura no fígado).
Um outro fator também ajudou. ”Cheguei ao aeroporto de uma cidade e um dos fãs gritou: ‘Não acredito que esperei duas horas para ver uma baleia’. Depois disso não olhava nos olhos deles”, recorda. Hoje a situação é diferente. ”Coloquei prótese de 350 mililitros nos seios, fiz o abdome e coloquei silicone no bumbum. Fiquei mais vaidosa”, conta. Referência em saúde, agora Solange vai abrir academia em Fortaleza. ”Várias pessoas mudaram depois de mim e quero continuar esse projeto”, diz.